A Fundação Gregório de Matos (FGM) vai promover a mesa redonda Tecendo Narrativas: Literatura Negra em Diversas Vozes”, sobre literatura negra contemporânea, no próximo dia 18, às 13h30, na Sala Nelson Maleiro da instituição, na Rua do Couro, Centro. A atividade faz parte do Programa de Combate ao Racismo Institucional (PCRI), da Prefeitura de Salvador, e é direcionado a todos os colaboradores da administração municipal.
As inscrições devem ser feitas até segunda-feira (17), através do link https://www.even3.com.br/producoes-afro-baianas-e-suas-multiplas-vertentes-literarias-421575. O objetivo do encontro é destacar o panorama das produções literárias atuais, especialmente aquelas que evidenciam a expressão e representatividade negra na Bahia.
A abertura contará com as presenças do presidente da FGM, Fernando Guerreiro, e da coordenadora do PCRI Salvador, Oilda Rejane. Na sequência, acontece o sarau poético com Anderson Shon e Carla Brito, trazendo uma atmosfera de expressão artística e reflexão sobre a temática.
A atividade central consistirá em um bate-papo entre os escritores Louise Queiroz, Evanilton Gonçalves e Lorena Ribeiro. Cada um deles representará uma área específica: o universo infantil e juvenil, textos acadêmicos/teóricos e escritas ficcionais para o público adulto. Juntos, eles compartilharão as perspectivas sobre as produções negras contemporâneas na Bahia.